Pular para o conteúdo principal

Primeiro Ato



Entenda como a reflexão trazida pela leitura de um livro levou a criação desse blog para discutir comportamento. Bem-vindo ao Flavio Moreira Produtor de Conteúdo de Desenvolvimento Humano!

Há exatos quatro anos eu lia uma reportagem onde Deni Belotti, mentor com sólida formação e experiência em comportamento humano, indicava 7 livros - que na visão dele - valiam mais do que uma MBA
Entre os livros, estava o best-seller Inteligência Emocional de Daniel Goleman. Semanas depois eu adquiri esse e mais alguns livros da lista para abrir a série daqueles que seriam as minhas "MBAs" sem sair de casa e sem pagar valores astronômicos.

Mergulhei no livro de Goleman e fiz descobertas importantes que confirmaram comportamentos que eu sempre tive, mas que não sabia que faziam parte de algo denominado inteligência emocional. Algumas outras descobertas me levaram a refletir sobre comportamentos e reações que precisavam ser desenvolvidas.

A leitura desse livro confirmou uma paixão pelo comportamento humano e o meu grande interesse para querer respostas para justificar por que agimos dessa ou daquela forma. Quais os motivos estão por traz de certos comportamentos e o que a gente pode fazer a respeito para melhorar formas de reagir a situações que nos desagradam, aos medos, aos desafios, ao que nos paralisa.

Descobri uma onda de itens que se desdobram até chegar em outro assunto que muito me interessa que são as relação humanas. O desdobramento começa no autoconhecimento e termina, justamente, no como lidamos com nossos relacionamentos.

Se eu não me conheço, se não sei expressar o que sinto e o porquê sinto, o caminho para gerir as minhas emoções pode ser fortemente prejudicado, podendo comprometer a maneira como vejo a vida, os desafios e situações. Fica difícil encontrar alguma motivação em mim, para seguir adiante e atingir minhas metas e objetivos. Pode me levar a falta de compreensão do outro, onde não consigo fazer um exercício de enxergar o mundo ou uma situação do ponto de vista dele, em um momento em que poderia ajudá-lo. Impossibilita e causa danos a forma como gerencio as emoções dos outros nas relações em que tenho com eles, gerando ainda mais incompreensão, desentendimentos e comunicação deficitária.

Bases científicas e a literatura sobre comportamento humano indicam que o sucesso profissional e pessoal de uma pessoa está muito atrelado a forma como ela se relaciona com outros indivíduos. Somos seres sociais, e você queira ou não, dependemos uns dos outros para sobreviver. Foi assim que o ser humano aprendeu a viver.
Neste blog, serão publicados artigos de minha autoria sobre tudo o que venho estudando sobre inteligência emocional, a ciência da formação e mudança de hábitos, programação neurolinguística (PNL) e a metodologia coachingtodos com base científica para evidenciar e dar ainda mais credibilidade ao que será discutido.

Essa ação de criação desse canal dá continuidade a um projeto iniciado por mim, em 2017, por meio dos podcasts Vem Cmg e Vem Cmg Expresso. Ambos tem a finalidade de levar um conteúdo de insights e inspirações por meio de histórias reais, estudos e literatura que abordam de alguma forma o comportamento humano.

Aqui no blog, onde serão publicados artigos semanais - todas as terças-feiras -, vou trazer estudos e tentarei desmistificar a metodologia coaching, porque COACHING é metodologia e não ferramenta e nem cura milagrosa. Existe ciência por trás do que é trabalhado num processo de coaching. Não é à toa que lideranças importantes no mundo todo indicam esse processo para gerar resultadosajudar a trazer clareza e promover transformação.

A intenção é construir e publicar conteúdos de qualidade que possam ser compartilhados para despertar o seu desejo pelo autoconhecimento com objetivo de provocar reflexões  e promover mudanças na forma como você reage aos acontecimentos do dia a dia. Para que você seja o protagonista de sua história e melhore continuamente o seu relacionamento com as pessoas e entenda um pouco melhor o que está por trás dos comportamentos delas.

Serão conteúdos para incentivar que você seja um agente transformador, primeiro para você, e depois para os outros. Não serão encontradas fórmulas mágicas por aqui e o que fundamentalmente será mostrado é que muitas coisas são relativas e variam. Cada ser humano é único e não existe uniformidade para muito do que por aqui será discutido.

Porém, tenha certeza de que os artigos te ajudarão a enxergar a ciência envolvida na tendência de comportamentos. Os comentários estarão sempre abertos para ampliarmos ainda mais as dúvidas e novos temas que você pode trazer para conversarmos juntos.

Então... bora nos conhecer? Vem comigo!

Flavio Moreira


Créditos
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Emoção Humana

Isca Emocional de Tony Robbins A mais poderosa força na Terra é a EMOÇÃO HUMANA.   Considere toda a criação e destruição que acontece ao redor do mundo todos estão na conta da EMOÇÃO HUMANA. Isso porque as decisões que controlam nossas vidas são decisões sobre O QUE AS COISAS SIGNIFICAM. Os SIGNIFICADOS que atribuímos às nossas experiências de vida produzem as EMOÇÕES que nós sentimos mais frequentemente... E as EMOÇÕES que você sente com mais frequência efetivamente = SUA VIDA. É por isso que a qualidade da SUA VIDA é realmente a qualidade das SUAS EMOÇÕES. Aqui vem a boa notícia: VOCÊ pode escolher os significados que atribui para suas experiências e relacionamentos. Em um mundo onde nós realmente não temos controle de muita coisa, criar significados é um PODER que você tem bem agora. E em cada momento isso pode mudar tudo. A escolha é sua. O que você focará? Que significados você irá atribuir? Texto de Tony Robbins original...

Resolução de problemas e tomada de decisão: do que depende a qualidade do resultado?

Você sabe quantas decisões você toma por dia? Tem idéia de quais os problemas que precisa resolver no dia de hoje? Você acredita que tem dificuldades para lidar com essas questões? Saiba que você não está sozinho. Tem muita gente por ai passando pela mesma situação todos os dias. Uns são mais bem sucedidos, outros menos. Mas o que fazer para gerir melhor a tomada de decisões que possuímos diariamente em nossas vidas pessoais e profissionais, que por sinal, se cruzam quase que o tempo inteiro? Bom… vamos ver se conseguimos chegar a alguma conclusão até o fim desse post. Muita gente tem a mania de ver os problemas como algo ruim, chato, desagradável. Quantos de nós não fugimos de tomar alguma decisão simplesmente por não querer encarar a situação. Medo, raiva, constrangimento, fulga… Muitos podem ser os motivos que justificam esse comportamento. Se você tem filhos, pense na seguinte situação: se você compra um doce que ela(e) adora, e deixa essa gul...